Sobre a Eco da Mata

leaf free img

Quem Somos

Sediada em Sorriso (MT), a Eco da Mata atua no plantio de florestas comerciais e restauração ecológica de Áreas de Preservação Permanente. A empresa é especializada na produção de mudas nativas dos biomas Cerrado e Floresta Amazônica: atualmente, são mais de 4 milhões de mudas plantadas em mais de 2 mil hectares, hoje transformadas em florestas nativas consolidadas. 

Com uma estrutura operacional com capacidade para produção anual de um milhão de mudas de espécies nativas e exóticas para diversos fins, a Eco da Mata também atua com consultoria ambiental, elaboração e execução de projetos florestais e muito mais!

sobre 2

Um pouco da história Eco da Mata

logo leaf new

O trabalho da Eco da Mata teve início em Nobres (MT), atendendo a demanda de empresas de mineração em relação a recuperação de áreas de preservação e se estendendo para a parte urbana, com o objetivo de combater a degradação causada pela abertura da cidade, instalação de chácaras e loteamentos. 

Em meio aos 4 anos de história construídos em Nobres, a empresa se especializou na plantação de mudas e restauração de áreas degradadas para oferecer um serviço cada vez mais qualificado aos seus clientes, comprometimento que segue até os dias de hoje. 

Já em 2004, a Eco da Mata iniciou um novo capítulo de sua trajetória em Sorriso (MT), hoje cidade que abriga a sede da empresa. Na época, o município tinha uma alta demanda pela plantação de mudas nativas em áreas degradadas, uma consequência da abertura do Cerrado para práticas de agricultura e pecuária.

A empresa chegou na cidade por meio de um convite para participar do projeto Sorriso Vivo, encabeçado pela ONG Clube Amigos da Terra (CAT), no qual colaborou ativamente em todo o planejamento e execução. O resultado foi a restauração de uma área de 5 hectares – localizada na fazenda Santa Maria da Amazônia – durante o período de um ano. 

Após a reintegração, a fazenda foi transformada em um Centro Tecnológico de Restauração envolvendo a parte de educação ambiental. Com acompanhamento dos órgãos públicos ambientais, o espaço funciona como uma vitrine para apresentação do método utilizado na recuperação de áreas degradadas. 

Com a repercussão do projeto, a empresa se desenvolveu a passos largos no setor de recuperação ambiental e registrou a introdução de mais de 2 milhões de mudas nativas na região no período entre 2005 e 2010.

Quais serviços eu encontro na Eco da Mata?

logo leaf new

Além da recuperação com árvores nativas, a Eco da Mata também trabalha com três espécies de muda de eucalipto desde 2006. A especialização da empresa ainda se estende por outros serviços, todos com foco na recuperação ambiental, confira:

Rolar para cima